muay-thai-2052841_1280

Uso do Krav Maga na Defesa Pessoal

Defesa Pessoal é o aperfeiçoamento e implementação de táticas e técnicas metodizadas, acessíveis a qualquer indivíduo ou sexo, através da sua prática constante, dotando-o com os conhecimentos e reações necessárias parar repelir qualquer ato violento de um ou mais atacantes.

 

O objetivo é desenvolver um sistema de treino tático e técnico, englobando um conjunto de sistemas adquiridos pela prática sistemática das distâncias, posturas de segurança, movimentações, defesas, esquivas, bloqueios, chaves, alavancas, estrangulamentos, desequilíbrios, derrubes, projeções, impactos e contra golpes, que permitem em situações de conflito, à pessoa que seja vítima de agressão eminente ou decorrente, neutralizar uma ou mais ameaças, com a máxima eficácia e o mínimo de riscos para todos os envolvidos.

 

A integridade física e patrimonial é um bem juridicamente protegido. As técnicas devem ser sistematizadas e praticadas com dedicação, para que possam ser executadas com confiança, eficiência e com o perfeito conhecimento do seu resultado. Que a sua execução esteja sempre contextualizada numa conduta social e jurídica correta.

 

O krav maga foi desenvolvido na Hungria e Tchecoslováquia na década de 1930 por Imi Lichtenfeld, também conhecido como Imi Sde-Or. Em hebraico, seu nome genérico significa “combate corpo a corpo”. O exército israelense inventou o krav maga como uma técnica prática para ser utilizada em diversas situações de luta de rua. O jiu-jitsu, o boxe tradicional e o judô lhes emprestaram algumas técnicas, e ainda são utilizadas armas como facas e bastões.

 

Apesar do krav maga compartilhar muitas técnicas com outras artes marciais, seu treinamento geralmente é bem diferente. Ele enfatiza a luta sob condições muito adversas ou posições desvantajosas. No krav maga não existem regras rígidas, e não há distinção entre o treinamento de homens e mulheres. Não é um esporte e nem possui uniformes específicos, trajes ou competições.
Todas as técnicas focalizam a eficiência máxima em condições da vida real. Em geral, o krav maga é utilizado quando os ataques e as defesas ocorrem em situações potencialmente mortais. Seu objetivo é neutralizá-las e fugir provocando o máximo de dor e ferimentos em seus oponentes, da forma mais rápida e segura possível.

 

Suas características são a aplicação de golpes incapacitantes em partes vulneráveis do corpo, como virilha e olhos; cabeçadas e outros ataques eficazes e potencialmente brutais; o uso improvisado de qualquer objeto disponível e a maximização da segurança pessoal em uma luta. No entanto, deve-se destacar que os instrutores podem demonstrar como moderar as técnicas de acordo com as circunstâncias. Não há limites para as técnicas utilizadas em situações de ameaça à vida, mas a necessidade legal de infligir o dano mínimo apropriado em outras circunstâncias é reconhecida e enfatizada.